segunda-feira, 6 de maio de 2013

SP Indy 300 - A corrida


FOTOS: joseinacio.com
A corrida desse domingo foi muito completa. Completa? Exato: ela teve quase todos os componentes de emoção que uma corrida precisa para agradar o público: várias trocas de liderança, brasileiros assumindo a ponto, brasileiros se acidentando e ficando sem combustível, dezenas de ultrapassagens no fim das duas retas principais, acidentes, bandeiras amarelas, abandonos... Só faltou a chuva, mas fico feliz que ela não tenha vindo pois o público enxerga e aproveita mais e eu não me molhei nos meus deslocamentos pela pista.

Uma pena realmente ver Tony Kanaan ficar sem combustível a cerca de 20 voltas para o final quando a vitória parecia mais que uma possibilidade, uma probabilidade real. Aparentemente houve um problema na telemetria e a leitura do volume de etanol no tanque foi comprometida, passando a falsa informação de que ele teria um pouco mais de combustível do que de fato tinha. Realmente um erros que saiu muito caro à imagem da equipe, que ano passado já não acertava muito as estratégias nos tempos em que Barrichello estava por lá.

Bia Figueiredo, coitada, foi outra para quem a sorte definitivamente não sorriu nesse domingo: seu escapamento quebrou logo no início da prova e com isso o câmbio super aqueceu e os fios e contatos eletrônicos que passam pela região derreteram, travando o câmbio em sexta marcha e selando sua participação na corrida. Uma pena dupla, pois é o terceiro de quatro GP´s que ela abandona por quebra mecânica e agora vai para a próxima etapa com a obrigação de um grande resultado para impressionar seus patrocinadores (Postos Ipiranga e Bom Bril) atuais para que continuem a bancá-la, já que não dinheiro para o resto da temporada.

Por fim tivemos Helio Castroneves largando lá de trás envolvido em uma série de azares como toques, escapada de pista e até pneu furado e até uma pit-stop que no final se mostrou desnecessária e que lhe afastou das 3 primeiras posições, mas fazer o que? Bola pra frente e agora é esperar que ele volte à liderança do campeonato na etapa de Indianápolis, onde já venceu três vezes.

Assim, a prova foi para seus estertores com Sato, Newgarden, Andretti e Hinchcliffe numa disputa renhida pelos primeiros lugares, sempre com vantagem para Sato que zanzava na frente do canadense na reta da Marginal, com o canadense só conseguindo dar o bote na última curva da última volta quando usou um push-to-pass que tinha economizado a mais que o japonês ao longo da corrida para emparelhar com o rival e fazer a curva por dentro também se beneficiando dos pneus mais novos que tinha na hora.

Enfim, foi uma corrida bem interessante para quem assistiu ao vivo na pista, pela TV e para quem cobriu (eu!) e agora vem a maior e mais importante corrida do calendário da Fórmula Indy: as 500 Milhas de Indianápolis daqui três semanas!

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Pos. Piloto               Equipe/Carro                   Tempo/Dif.
 1.  James Hinchcliffe    Andretti Dallara-Chevy      2h09m34.7383s
 2.  Takuma Sato          Foyt Dallara-Honda              + 0.3463s
 3.  Marco Andretti       Andretti Dallara-Chevy          + 1.1376s
 4.  Oriol Servia         Panther DRR Dallara-Chevy       + 1.1745s
 5.  Josef Newgarden      Fisher Dallara-Honda            + 1.6516s
 6.  EJ Viso              Andretti Dallara-Chevy          + 2.8119s
 7.  Dario Franchitti     Ganassi Dallara-Honda           + 3.5961s
 8.  Simona de Silvestro  KV Dallara-Chevy                + 4.7772s
 9.  Simon Pagenaud       Schmidt Dallara-Honda           + 7.6331s
10.  Charlie Kimball      Ganassi Dallara-Honda           + 9.0265s
11.  Ryan Hunter-Reay     Andretti Dallara-Chevy          + 9.5135s
12.  Alex Tagliani        Herta Dallara-Honda            + 10.4393s
13.  Helio Castroneves    Penske Dallara-Chevy           + 11.1234s
14.  Sebastien Bourdais   Dragon Dallara-Chevy           + 13.6406s
15.  JR Hildebrand        Panther Dallara-Chevy          + 13.7377s
16.  Tristan Vautier      Schmidt Dallara-Honda          + 14.3517s
17.  James Jakes          Rahal Dallara-Honda            + 19.8585s
18.  Scott Dixon          Ganassi Dallara-Honda          + 29.4261s
19.  Sebastian Saavedra   Dragon Dallara-Chevy           + 54.7223s
20.  Justin Wilson        Dale-Coyne Dallara-Honda       + 2 voltas
21.  Tony Kanaan          KV Dallara-Chevy               + 3 voltas
22.  Graham Rahal         Rahal Dallara-Honda            + 4 voltas
23.  Ed Carpenter         Carpenter Dallara-Chevy        + 4 voltas

Abandonos:

     Will Power           Penske Dallara-Chevy              17 Voltas
     Bia Figueiredo       Dale-Coyne Dallara-Honda           6 Voltas

Um comentário:

Bill Mask disse...

Realmente foi uma corrida de puro azar para os brasileiros.

TK emocionado foi difícil de aguentar.

Aproveitando, acho que falta uma palavra 'TEM' no fim do parágrafo da Bia:
"já que não TEM dinheiro para o resto da temporada."