terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O incrível parque temático falido da F1


Como deveria ser o parque, num mundo ideal
Muitos de vocês conhecem por fotos ou vídeos o parque temático da Ferrari em Abu-Dhabi, o Ferrari World Abu Dhabi, que já apareceu durante as transmissões da Fórmula 1 na etapa local e em diversas reportagens na mídia. Só que o que muita gente não sabe é que Bernie Ecclestone negociou com Dubai a construção de um parque temático sobre a categoria máxima do automobilismo, o F1-X.

O parque começou a ser construído e as obras já estavam bem avançadas, tendo diversas lojas, montanhas russas, simuladores, muitos produtos para venda em lojas internas e até uma pista de corrida planejada nas proximidades (a pista ficou pronta e é utilizada nas poucas corridas locais que existem).

Na verdade o parque temático seria parte de um ainda maior chamado MotorCity, que por sua vez faz parte do mega complexo de parques Dubailand, que teria dezenas de parques internacionais de peso reunidos, como Six Flags, Marvel, Universal, DreamWorks, Legoland, Sahara Nights, Warner Bros, Tiger Woods, Aviation World e outros tantos, incluindo parques aquáticos e islâmicos, além da F1-X, diversos shopping centers, edifícios e bairros residenciais nas adjacências.


Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Livro com a coleção de produtos que seriam vendidos
Mas aí veio a grande crise imobiliária de 2008 e arrastou o mundo inteiro para uma recessão com perdas trilionárias e assim tudo ruiu, as dezenas de bilhões de dólares que estavam sendo gastos e previstos para as obras foram para o vinagre, os investidores fugiram e só ficaram os esqueletos do que poderia ter sido um gigantesco complexo de entretenimento nas arabias.

Quanto ao futuro do F1-X, Bernie Ecclestone chegou a dizer que seria aberto com algum atraso, mas em 2010 jogou a toalha e disse que não haveria mais o parque. Veja o que restou do grandioso projeto, hoje falido:

Se quiser ver o que restou de todo o gigantesco projeto do complexo Dubailand hoje, com prédios e montanhas russas prontas e vazias, assista ao melancólico
vídeo que separei ao final das fotos.

Montanha russa sem montar.



Pista que ficou pronta e é sub-utilizada



Canteiro de obras ao lado da pista.



Planos de evacuação em caso de emergência.



Carros da montanha russa.

VÍDEO:


10 comentários:

Zeno disse...

Incrível o desperdício, tudo abandonado...., bom parece que pelo menos as plantas dos jardins estão bem cuidadas... rsrsrs

Anônimo disse...

FOOOOOOOOODAAAA!!!!!!!! Por isso seu blog é o melhor da internet!

Celso Castro disse...

Parabéns, muito interessante essa matéria, confesso que não fazia ideia de como estavam essas obras literalmente "Faraônicas".

Rafael Vieira disse...

O pior disso tudo é que ao menos eles não abriram algo para funcionar meia boca, pois no Interior de SP, tem o mais Fanfarrão dos parques do mundo (Hopi Hari), onde vc paga caro para entrar, mais da metade dos brinquedos não funcionam direito, onde até acidente fatal já teve, mas esta lá, de portas abertas tomando dinheiro dos desavisados.

Na verdade eu acho que o plano foi bem interessante, mas pq nosso querido Bernie não mandou um pouquinho de cada atração para os grandes parques do mundo? Por exemplo em cada Six Flags, ele poderia colocar uma atração associada a F1 e ver a aceitação, depois alavancar os investidores com os dados colhidos dessas atrações? Já pensou o finado PlayCenter com uma montanha Russa da F1 hein? Louco demais. kkkkk

Anônimo disse...

F1 by Lex no endereço do facebook:

http://www.facebook.com/groups/F1byLex/

Diz:

Quanto dinheiro desperdiçado. Boa matéria.

JeanR disse...

É, elefante branco nasce em qualquer lugar, não apenas no Brasil. Aqui em Salvador, uma empresa que eu não me recordo o nome, tentou fazer um tal complexo de parques aquaticos em uma area tão isolada, que a ideia nasceu morta. Instalaram alguns tobagãs e parou por aí.

Gustavo disse...

A pista é legal e não sei hoje em dia, em 2008 e 2009, estive lá várias vezes, pra acompanhar a finada GP2 Ásia, as 24h de Dubai e uma categoria de carrões tipo os Nascar, onde corriam Jean Alesi, Johnny Herbert, Frentzen, Liuzzi, e vários outros ex-F1... Fora provas regionais, bem freqüentes...
A escolha de pilotagem tbém era bem interessante, com vários carros da Audi top de linha, e alguns formula.

Fabiano Crêspo disse...

Jose Inácio, o video postado se torna mais melancolico por nao ter legenda nem audio, apenas imagens de um lugar abandonado. Estive em Dubai em 2008 e 2009, fiquei impressionado com a quantidade de obras em andamento naquele época. Os edificos eram erguidos muito rapidamente. Vi em 2009 tapumes gigantes ao redor do que seria a Dubailand e esperava que tudo fosse construído para uma nova visita a Dubai. Infelizmente a obra não foi concluída por razoes já explicadas em seu blog. indico um link com matéria interessante sobre Dubai, que apesar de não estar ligada diretamente ao automobilismo, fala de uma decadência veloz de Dubai e de carros de luxo abandonados no aeroporto. http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-33/carta-de-dubai/rachaduras-no-paraiso

Anônimo disse...

Aqui no Rio tem o Rio Whater Planet. No bairro Vargem Grande, longe da civilização. Tem muita procura, mesmo tendo praias

skidwasted disse...

O texto indicado por você é muito interessante!
Não sabia que Dubai é um país, cidade, sei lá, tão falsa e que mantém escravos.
Agora sei porque não tem um GP de F1 lá. Bernie sabe muito bem onde pisa.
O tal Xeique DEU uma ilha com uma mansão para Michael Schumacher de presente de aposentadoria naquela que representa a Antártida.
Aposto que ele nem vai lá.