terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O 1º acidente automobilístico já filmado

Essa rara e interessante gravação de 1919 mostra uma corrida num circuito oval no bairro do Brooklyn, Nova York. Entre seus competidores há um piloto chamado Louis Chevrolet, suíço que se mudou para os Estados Unidos e que co-fundou a empresa que todos sabem qual é. Mas esse vídeo não é sobre ele e sim porque mostra aquele que seria o primeiro acidente automobilístico já gravado por uma câmera de filmagem. Graças a Deus ele não foi muito grave, lembrando que esses carros não tinham cintos de segurança, a pista tinha uma cerquinha baixa na sua lateral e o pilotos usavam um arremedo de capacete, feito de couro macio. Direto do túnel do tempo...

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1 

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou seu fã Inácio !

Anônimo disse...

Porque nessas pesquisas ridículas de "melhor de todos os tempos", nunca entram pilotos como: Tazio Nuvolari, Rudolf Caracciola, Bernd Rosemeyer, Manfred von Brauchitsch, Hermann Lang, Achille Varzi, Hans Stuck, Giuseppe Campari, Baconin Borzacchini...entre outros, seria por medo da surra? Essa turminha da década de 20/30/40 enfia TODOS os pilotos da era moderna da Formula 1 no bolso!!!

Schumacher, Prost e Senna ao lado de Tazio Nuvolari, Rudolf Caracciola, Bernd Rosemeyer viram pilotos de autorama! Naquela época, tudo era mais desafiador, os pilotos eram testados pela bravura em tosos os sentidos.

Nas longas retas do insano-circuito de Avus, em Berlim, o carro de Rosemeyer em 1937, por exemplo, chegou a 380 km/h. O Mercedes-Benz W125 de Rudolf Caracciola no mesmo ano, chegava aos 654 cv. Foi por décadas, o carro mais potente a participar de um Grand Prix. Pra fazer história, muitas vezes os pilotos colocavam a vida em segundo plano, basta ver o vídeo abaixo nas praias de Daytona-1928:

Legendary Driver Frank Lockhart Killed - Thrown from Car
http://www.youtube.com/watch?v=e0y2b7mJqhs

Frank Lockhart
http://en.wikipedia.org/wiki/Frank_Lockhart

Auto Union Type C e Auto Union Type D
http://portugal.portalclassicos.com/topic/11668-auto-union-type-c-e-auto-union-type-d/

Flashback: os Silver Arrows da Mercedes-Benz
http://www.jalopnik.com.br/flashback-os-silver-arrows-da-mercedes-benz/

Mercedes-Benz W125
http://en.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_W125

Bravura na Formula 1 só aconteceu até início dos anos 80, quando os carros ainda eram de chassi de alumínio. A partir de 1984, os pilotos perderam o medo graças ao espetacular chassi de fibra de carbono criado pela Mclaren. Foi nessa época que os pilotos começaram a jogar carro em cima do outro. A.Senna que fazia parte da nova geração foi duramente criticado nos tempos da Lotus por várias manobras sujas na pista. Entre os críticos estão pilotos como: Lauda, Rosberg, Alboreto, De Angelis, Prost, Piquet e Mansell.

Lista de acidentes fatais na Fórmula 1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_acidentes_fatais_na_F%C3%B3rmula_1

Para esta listagem, foram considerados todos aqueles pilotos que perderam a vida durante uma corrida de Fórmula 1 ou em decorrência de ferimentos em acidentes na pista ou em qualquer outro lugar desde que estivesse dirigindo um carro dessa categoria. Não estão incluídos os fiscais de pista ou outros profissionais. 45 pilotos morreram nessas condições, 27 durante o fim de semana da corrida, 7 durante a Indianápolis 500, 7 nas sessões de treinos particulares e 4 durante eventos de Fórmula 1 não válidos pelo campeonato.

-14 pilotos morreram na década de 1950;
-14 na década de 1960;
-11 na década de 1970;
-04 na década de 1980;
-02 na década de 1990.

Os pilotos dos Estados Unidos foram os que mais sofreram acidentes fatais, com 11 mortes. Bom lembrar, a Formula 1 surgiu devido ao enorme número de mortes até a década de 40.
Ninguém sabe ao certo quantas vidas se perderam antes de surgir a Formula 1.