terça-feira, 2 de outubro de 2012

Quanto custa a F1 na TV

Lauro Jardim, da revista Veja revela valores interessantes: a Rede Globo vai cobrar 390 milhões de reais pelos patrocínios da F1. Serão 6 cotas de 64,9 milhões de reais cada, com direito a comerciais nos vinte GP´s de 2013, em boletins informativos e nos telejornais da emissora líder.

Mas pelo que sei esses são "valores cheios", isto é, podem sofrer descontos conforme a negociação, como, por exemplo, se um mesmo anunciante já estiver patrocinando algum outro programa da casa, mas não deixam de ser valores bem interessantes.

Eu que já tive a oportunidade de assistir diversos GP´s fora do país, digo que só o fato de não termos intervalos comerciais no meio da corrida já é um grande diferencial a favor da Globo, cujas transmissões vem perdendo audiência nos últimos anos, graças aos crescentes GP´s em territórios orientais, transmitidos em horários pouco favoráveis à nós e à falta de um piloto brasileiro disputando o título que justifique o sacrifício de acordar mais cedo no domingo para ligar a TV, já que os dados mostram que não houve migração para outros canais.

Ainda sobre as transmissões em outros países, a RTL da Alemanha, por exemplo, começa sua programação pré-GP 1h15m antes da corrida, com entrevistas e análises ao vivo, permanecendo no ar mais um tempinho após o fim da corrida, mostrando entrevistas coletivas etc - mas eles interrompem a corrida por longos minutos para passar comerciais...

Ainda no caso europeu o fuso-horário ajuda (as corridas lá vão ao ar às 2 da tarde), pois tirando os fanáticos, pouca gente levantaria às 7:45 da matina para isso aqui, dificultando tirar os programas que já estão no ar na programação atual.

Aliás, recentemente a TV Globo passou a entrar com Galvão, Reginaldo, Burti, Mariana Becker e companhia 20 minutos antes das largadas, provavelmente para melhorar a fidelização da audiência, como as rádios CBN, Jovem Pan, Bandeirantes etc. já fazem.

7 comentários:

Rafael disse...

Assistir corrida com comercial não dá.
Continue assim Rede Globo!

Jean Tondello disse...

Legal essa informação, muito interessante. Inácio ali diz que a Globo vai cobrar dos patrocinadores, mas queria saber mesmo se a Globo compra os direitos de transmissão da FIA ou algo assim, pois vi que tem muito dinheiro envolvido, deve ter algum custo envolvido na compra dos direitos de transmissão, pois não pode ser tudo isso de "Lucro", sempre tem umas "despesas". abraços e continue com o seu blog sobre F1, sem duvida um dos melhores que leio.

JEAN TONDELLO.

Anônimo disse...

Eu quero saber se a TV Globo vai transmitir o GP dos Estados Unidos, por que é quase no mesmo horário do Futebol.

Anônimo disse...

Deve transmitir sim, nao seriam loucos. Seria o mesmo papael da Indy na Band...

Fernando disse...

Criticar a Globo é reclamar de barriga cheia em termos de transmissão da F1. Não tenho grandes críticas à transmissão. Espero que continue assim. Mas penso que, muito em breve, essa situação pode mudar, devido à redução da audiência e - o pior de tudo - a falta de pilotos brasileiros no grid num futuro próximo.

Fernando disse...

Criticar a Globo é reclamar de barriga cheia em termos de transmissão da F1. Não tenho grandes críticas à transmissão. Espero que continue assim. Mas penso que, muito em breve, essa situação pode mudar, devido à redução da audiência e - o pior de tudo - a falta de pilotos brasileiros no grid num futuro próximo.

Raphael Elisio disse...

Muito interessante mesmo..Moro na Alemanha ha 4 anos e as transmicoes aqui pela RTL eh totalmente completa..o reporter fala com a maioria dos pilotos de ponta no grid..e tem varias materias especiais e tal..muito bom..mas na hora da transmicao da corrida, temos comerciais rediculos no meio do "pegueiro", vergonhoso. A Globo a anos transmite F1 e sem comerciais..O Galvao ta meio leleh, mas o Reginaldo Leme,o Burti e a Mariana dao um show de informacao.
Inacio, parabens pela entrevista com o Ricardo Divila, em nenhum outro programa eu vi alguem dar uma aula de F1 antiga como ele deu..eh muita informacao, tive que ver 2 vezes..Parabens, daqui um tempo, vamos ver vc na Globo!abraco