sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O avanço aerodinâmico da F1

Separei abaixo uma prova inequívoca de como a aerodinâmica dos carros de Fórmula 1 avançam rapidamente, as vezes indo contra o "espírito" das regras que a norteiam que visava, quando de sua criação, a simplificação técnica para tornar a categoria menos cara ("mais barata" já seria forçar demais a barra) e igualmente menos dependente da aerodinâmica.


As asas que vemos acima são dos carros de 2012 e 2009 da equipe Ferrari, separados portanto por apenas 3 anos, mas um abismo as separam no que se trata da complexidade de projeto. Enquanto no inicio da temporada daquele ano (quando começou a valer o atual regulamento técnico) a asa dianteira do carro tinha apenas 3 elementos básicos, a asa principal a asa inclinada e uma pequena aleta, somando 3 superfícies, atualmente a mesma peça, dependendo da configuração da pista, conta com 11 diferentes ângulos de superfície, sendo 7 na sua porção principal e 4 na aleta superior, tudo na busca de refinar milimetricamente o caminho do ar que passa por aquela parte do carro e que, segundo projetistas com quem conversei, dita grande parte do comportamento de todo ele, já que os fluxo de ar do resto da carroceria depende de onde a asa dianteira o direciona.

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Em 2014, junto com a estreia dos novos motores 1.6L V6 Turbo da F1, também começará a valer um novo pacote técnico com de restrições aerodinâmicas para simplificar os carros. Como se vê, apesar de ter cada vez menos espaço para criar, com algum tempo os projetistas certamente conseguirão torná-los mais complexos novamente na constante evolução que é a marca registrada da F1.

8 comentários:

Eduardo Almeida disse...

Tio Inacio, me desculpe pedir isso nesse tópico, mas o outro já ficou muito para tráz, você poderia dizer se é possível, acompanhar os tempos da stock car pela internet? Você poderia dizer onde serão transmitidos os treinos e classificação, e também a prova de stock car, já procurei e não achei.
Obrigado pela ajuda.
Edu

skidwasted disse...

Eu sou a favor da liberação total do uso e pesquisa de tecnologias nos carros de F1.
Disseram há alguns anos, que isso restringiria a somente as equipes grandes e bilionárias se desenvolverem em plenitude. Mas, se com as restrições atuais, apenas as 3 maiores ganham tudo, por que não liberar, já que a F1 é o topo do automobilismo?
A sociedade está perdendo grandes avanços na indústria automobilística.

José Inácio Pilar disse...

Eduardo,

Creio que sim, tente por aqui: http://www.oficw.com/nt/lt2.html

Raphael Elisio disse...

Muito interessante mesmo a evolucao das asas e do carro em geral de uma ano para o outro..Mas o que eu quero ver mesmo eh o programa..posta ae Zé..moro em Deutschland nao posso ver ao vivo..abraco!

Alcides Araujo disse...

Verdade ,cadê o link do programa? Eu só posso assistir depois que você posta. Manda pra gente!

Eduardo Almeida disse...

Valeu Tio Inacio, só você mesmo para salvar a gente.
Abraços
Edu

Diogo Moura disse...

Seu Inácio, coloca o programa aí!!!!

Anônimo disse...

Acho q deveria ser padronizado.. isso não trás nada para o desenvoilvimento dos carros de rua, fora que aumenta e muito os custos de um carro da F1... Padronizando pra todos, os custos seriam minimizados(que é objetivo da F1).