terça-feira, 9 de março de 2010

Ícones de nosso tempo

Minha geração, a que está "ao redor dos 30" seja um pouco para cima ou para baixo, está vendo o envelhecimento de seus ícones de infância e adolescência. Muitos desses ícones na verdade já eram famosos por muito mais tempo, mas marcaram também a nossa geração.

Mulheres que era
espetaculares, como Kim Basinger, Michelle Pfeiffer, Sharon Stone e tantas outras já estão na casa dos 50! Estão inteiraças, claro pois além de serem lindas e estarem em forma, a prosperidade propicia uma série de facilidades cosméticas e cirúrgicas que as mortais normalmente não tem.

No universo masculino do cinema nomes como Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Harrison Ford, etc também já passaram dos 60 e continuam ativos nas telas fazendo filmes de ação, correndo, atirando nos bandidos e assim devem continuar por muitos anos mais, fazendo a transição de ação para drama como o já octagenário Clint Eastwood fez com tanta maestria.

Outros decidiram pendurar as chuteiras como os atores Sean Connery, Gene Hackman, o próprio Clint, que agora só dirige, a atriz Elizabeth Taylor, os cantores Phil Collins, José Carreras e Plácido Domingo.

Também tem aquele seleto grupo de gente bizarra que não sabe amadurecer sem abusar das cirurgias, como Burt Reynolds, mas isso é excessão (esperamos).

No Brasil, ícones de nossa mídia como Silvio Santos, Hebe, Zagallo, Maluf (eu falei "ícones" não "ídolos") já estão na faixa dos 80 e continuam "mandando brasa", para usar uma expressão do tempo deles.

Isso ajuda um pouco a perceber que o nosso próprio envelhecimento não é dramático, embora irreversível. Chegar aos 30 por mais que não seja tão merecedor de alegria com o quando chega-se aos 18 ou 20, é apenas mais uma fase, assim como será os 40, 50, 60 e se Deus quiser, 90 e 100, como a Dercy chegou e passou.

Assistir nossos símbolos midiáticos da infância envelhecerem ao vivo é uma lição de como devemos ou não fazer com nós mesmos, o guia prático do "antes e depois".

Graças a TV e a internet, sabemos passo a passo como estão hoje aquela cantora que abusava de bebidas, ou aquele ator que se gabava da força...

No fim tudo só depende de como você encara a vida, como vive seus momentos bons e ruins e como você cuida do seu corpo e da sua alma.

Nenhum comentário: